BIM

Consiste em uma tecnologia que comporta o armazenamento e compartilhamento das informações do projeto em um modelo digital integrado, permitindo o acesso, modificação e atualização por qualquer uma das partes envolvidas no processo de desenvolvimento.

Com o BIM pode-se conceber o modelo arquitetônico em conjunto com os demais projetos: estrutural, elétrico, hidráulico, prevenção contra incêndios, planilhas de custos, cronogramas, entre outros.

Dessa forma temos uma compatibilização eficaz com a atualização automática das informações, de acordo com as modificações recorrentes no projeto. Isso possibilita o acompanhamento durante todo seu ciclo de vida, prevendo custos e desempenhos, evitando desperdícios e erros.

Servicos_BIM_Prime

VANTAGENS

  • Melhorar o entendimento geral sobre as intenções do design;
  • Melhorar a qualidade geral do projeto;
  • Reduzir os conflitos durante a construção;
  • Reduzir mudanças durante a construção;
  • Ciclos de aprovação do cliente mais rápido;
  • Reduzir números de pedidos de informação;
  • Melhor controle/previsão de custo;
  • Antecipação de problemas construtivos
  • ainda em fase de Projeto (economia).
Fonte: Pesquisa McGraw Hill Construction realizada na França,
Alemanha e Reino Unido, em 2010.
O processo BIM consiste em várias etapas que vão da concepção inicial do Projeto até a modelagem, documentação e checagem de interferências.
Servicos_BIM2

MODELAGEM

A plataforma BIM, representado por softwares como Autodesk Revit, destaca-se por parametrizar as informações, possibilitando a criação do modelo virtual com características idênticas ao modelo real, que permite a alteração da representação de maneira fácil e rápida. O projeto aqui não é um simples desenho composto por linhas, e sim um modelo composto por dimensões, proporções e formas baseadas em parâmetros e hierarquias. O mesmo modelo carrega ainda em si um extenso banco de dados englobando as características, atributos e especificações do projeto, elementos inseridos de maneira simultânea durante o seu desenvolvimento.

Servicos_BIM_Modelagem

 

Alvenaria Bruta

O modelo em alvenaria bruta demonstra o exemplo do edifício sem
revestimentos, para locação das fiadas a serem assentadas de acordo com o
projeto arquitetônico. Estas paredes deverão ser cotadas, etiquetadas e
distribuídas por cores de acordo com o tipo de fechamento.

Alvenaria Acabada

O modelo em alvenaria acabada demonstra como é apresentado o edifício com
seus revestimentos finais decidido pelo projeto, tendo em vista que as paredes
possuem as características próprias de sua construção, como reboco, emboço,
chapisco e revestimentos finais como cerâmica, pintura, pedra, entre outros,
facilitando a extração de quantitativos.

Layout

Depois de modelado o empreendimento 3D de maneira correta, pode-se
também se utilizar dos espaços internos para estudos de layout, mobiliários e
extração de quantitativos em todas as etapas do projeto de Ambientação. Vale
salientar a importância da localização dos pontos de água, energia e esgoto
para a compatibilização com o projeto de instalações.

Alvenaria Bruta

Servicos_BIM_Modelagem_c1

Alvenaria Acabada

Servicos_BIM_Modelagem_c2

Layout

Servicos_BIM_Modelagem_c3

Detalhamentos

Depois de modelado o empreendimento 3D de maneira correta, pode-se também se utilizar dos espaços internos para estudos de layout, mobiliários e extração de quantitativos em todas as etapas do projeto de Ambientação. Vale salientar a importância da localização dos pontos de água, energia e esgoto para a compatibilização com o projeto de instalações.

Servicos_BIM_Detalhamento1
PACG_Detalhes
Servicos_BIM_Detalhamento2
Revisão de Revestimento por Tipo (Cerâmica, Pintura, entre outros)

O segundo momento atribui cores para os tipos de revestimentos recorrentes nos empreendimentos, como
cerâmica, pintura, reboco, pastilha. Sendo assim, a revisão dos elementos modelados é facilitado pelo reconhecimento visual das cores no modelo.

 

Servicos_BIM_Detalhamento6
Revisão de Revestimento por Função (Interior / Exterior)

A correta localização dos revestimentos é essencial para a extração de quantitativos de forma correta. O processo de revisão dos revestimentos acontece em dois momentos: de acordo com sua função, como demonstram as imagens abaixo, onde cores distintas são estabelecidas para áreas externas e internas, cuja composição do material muda de acordo com a função.

 

Servicos_BIM_Detalhamento5
Revisão de Paredes por Tipo (Alvenaria, Drywall, entre outros)

O modelo pode informar referências de quais paredes serão utilizadas de acordo com o empreendimento, como alvenaria, drywall, parede de concreto, entre outros. Para verificar se os elementos arquitetônicos foram modelados corretamente, pode-se recorrer ao processo de revisão de paredes por tipo, onde para cada tipo (revestimento de pilar e alvenaria, no exemplo abaixo) é atribuída uma cor.

 

Servicos_BIM_Detalhamento4
Revisão de Paredes por Função (Interior / Exterior)

Para o melhor aproveitamento do modelo digital, torna-se necessário analisar os processos de revisão do arquivo, visto que podem ocorrer interferências e incompatibilidades indesejadas.

No caso abaixo, é demonstrado a revisão de paredes de acordo com sua função, ou seja, interior ou exterior, representado com cores contrastantes.

 

Servicos_BIM_Detalhamento3

COMPATIBILIZAÇÃO

A coordenação do processo construtivo configura em um dos pontos mais importantes que a plataforma BIM pode auxiliar, e entre eles está a compatibilização. Através da modelagem dos projetos arquitetônicos, estrutural e de instalações em programas específicos, pode-se criar um modelo integrado, cujas interferências são encontradas com maior facilidade e serão resolvidas antes da construção efetiva do edifício. O relatório gerado é entregue aos responsáveis do projeto para eventuais ajustes, visando a melhor integração entre as disciplinas.

Servicos_BIM_compatibilizacao